domingo, 13 de maio de 2012

RELATO REFLEXIVO
Colaboradora Eliane Conti
Esta é a primeira vez que faço um curso on-line. Gostei muito da experiência. O primeiro desafio foi dominar os próprios recursos que o computador e seus programas oferecem. Ainda tenho muito o quê aprender nesta área. Havia muitos recursos que eu não utilizava, porque não sabia operá-los e outros que nem sabia que existiam. Mas foi através do curso que aprendi a usá-los.
A experiência da criação e manutenção do Blog foi muito interessante. É um ótimo desafio para quem, como eu, que vem da produção de jornal impresso. Os modos de produção de um jornal impresso – confecção, impressão e distribuição – têm um custo muito alto. Descobri e aprendi que o Blog vai muito mais longe, em tempo real, pode alcançar um número muito maior de leitores/seguidores, colorido, com a possibilidade de incluir som e imagem e tudo isto por um custo incrivelmente menor.
A proposta da confecção de um Blog da sala pode ser levada para os alunos. É possível definir com a classe os temas e os tipos de texto para o Blog. Pode-se dividir os alunos em pequenos grupos, estabelecendo para cada grupo tarefas específicas que, em sua totalidade, comporão o Blog. Acredito que esta seja uma experiência que vale a pena fazer. Penso que os alunos se empolgarão com esta atividade.
O que mais apreciei neste curso foram os textos de fundamentação teórica. O texto da Magda Soares é fantástico! Ele descortina um mundo novo, situa uma nova realidade. A entrevista com o Professor Simão Pedro complementa determinados aspectos e aprofunda a compreensão da produção no meio digital. O vídeo do jornalista Carlos Nepumoceno apresenta um novo conceito de WEB, a 2.0. Fundamental para se conhecer e tomar ciência do avanço do papel da internet nos dias de hoje. O texto da Roxane Rojo, “Letramento e Capacidades de Leitura para a Cidadania”, voltado para a formação crítica do leitor. Estes textos me desafiaram e foi um enorme prazer mergulhar na leitura de todos eles. Li e reli; assisti várias vezes os vídeos/entrevistas, anotei trechos que me chamaram a atenção. Estes textos possibilitaram a compreensão do fenômeno dos nossos dias: INTERNET/LETRAMENTO DIGITAL.

BOAS IDÉIAS DEVEM SER COMPARTILHADAS...

Por Eliane Conti

Atividade prática de leitura - FICHA DE LEITURA

Solicite que os alunos escolham um livro de seu interesse. Façam a leitura e procedam à elaboração da Ficha de Leitura.

 


FICHA DE LEITURA

1- Dados de Publicação:

· Título da obra

· Nome do autor

· Bibliografia do autor – informações e comentários sobre a vida do autor

· Gênero da obra

· Editora – Local de Publicação – Ano de Publicação

2- Resumo da Obra

3- Local e época do desenvolvimento da história

4- Personagens Principais

· Características físicas

· Características psicológicas

5- Personagens Secundários

· Características físicas

· Características psicológicas

6- Trecho da História que mais gostou. Justifique sua resposta.

7- Trecho que menos apreciou da obra. Justifique sua resposta.

8- A parte mais importante da história. Justifique sua resposta.

9- A parte que você mudaria da obra.

10- Reescreva o trecho que você mudaria, de acordo com a sua opinião.

11- Faça um comentário sobre a obra lida.