quinta-feira, 12 de abril de 2012

A leitura na Matemática

Um relato de minhas experiências foi quando comecei a lecionar em uma escola de tempo integral onde a maioria dos alunos eram alunos carentes e que vinham de um assentamento, eram alunos com muitos problemas extra classe e os estudos eram a ultima coisa que estavam almejando...vinham de famílias desestruturadas e muitas vezes não tinham um local apropriado para as lições, eram rebeldes e indisciplinados. Entrei nesse meio para lecionar Matemática Experimental e Informática Educacional, foi umas das minhas melhores experiências, pude introduzir atividades de raciocínio lógico, jogos estratégicos e quebra cabeças geométricos, queria trabalhar com eles algo diferente da matemática convencional, fugir um pouco dos algoritmos, poder fazer com que todos tivessem a mesma oportunidade, e foi isso o que aconteceu, eles aprenderam, a ler melhor, por que esse era um meio de se sair bem nas atividades que requeriam habilidades leitoras devido as informações implícitas e explicitas contidas nos problemas. Quem nunca tentou resolver um problema como este?
Sabendo que somente um dos rótulos diz a verdade, deduza em que caixa está o doce: 




O doce está na terceira caixa.
O doce não está aqui.
O doce está aqui.





Ou mesmo como este:
Você é capaz de preencher os espaços em branco?
C
L
M
D


O
F
G
P
Q
H

A idéia de se aplicar atividades de raciocínio lógico surge  quando se sente a necessidade de obter mais concentração, motivação, melhor leitura e interpretação dos alunos, assim também como forma de diversificar as aulas com atividades paralelas às do currículo básico. Fazer com que os alunos vêm a Matemática e as aulas com outros olhos, mais dinâmica, desafiadora e competitiva, Os exercícios de raciocínio lógico estimulam o raciocínio, a leitura, a concentração, e a visão espacial através de problemas matemáticos que podem ser esquematizados de diversas formas, como os mostrados acima. Para alguns alunos, no primeiro momento a atividade pode parecer impossível ou relutarem para fazer, natural, afinal de contas eles precisam exercitar sua capacidade leitora e isso para eles parece ser uma tarefa difícil. No entanto, momentos depois, a classe toda participa, e de dedica, tira dúvidas, se empenham e querem saber logo a resposta e chegar na conclusão. Isso se deve ao fato dessas atividades não requererem conteúdos específicos de Matemática, somente leitura, interpretação e atenção. Os alunos estão acostumados com problemas que necessariamente requerem conteúdos algébricos, uma matemática mecânica, porém pode-se trabalhar com exercícios que apenas utilizam a visão espacial e o raciocínio lógico.

Relato de Experiência pessoal...

Meu inicio com a escrita visual foi quando meu pai me deu meu primeiro livro Chapeuzinho Vermelho depois o contato com a leitura veio das aulas de português da professora Ercília (estudei em Palestina- interior de São Paulo) ela pedia os livros da coleção Vagalume eu não gostava muito, mas no próprio livro didático havia as histórias, uma previa de alguns livros e eu falava para minha mãe que ela havia pedido para estudar para prova e minha mãe comprava...O pântano de Sangue, a Ladeira da Saudade....O pequeno príncipe ...A prefeitura é nossa.... A droga da obediência... Feiurinha.... Sem medo de amar....Sonho selvagem...o Túnel do amor...enfim foram muitos livros que desde a 5ª série ainda fazem parte da minha biblioteca pessoal, sem doações.... Logo, quando fui crescendo fui conhecendo livros como Julia, Sabrina...a irmã de uma amiga ( a Leila- que saudade) tinha e me emprestava, o importante era estar lendo algo e por fim vieram os da Agatha Christie devorei quase todos....Tem até uma linda escritora chamada Stela Maris Rezende que eu acompanhei,  adorava seus livros me correspondia, por cartas, com ela e até quando sonhei com a possibilidade de ser escritora ( o sonho passou) ela fez parte desse momento, ela foi muito importante para meu processo literário. Hoje adorando ler, leio vários títulos , leio lista telefônica, bula de remédio J pena que o tempo seja curto... E hoje com o advento dos tablets, que são muito práticos ( meu primeiro livro digital foi As Esganadas) eu ainda prefiro a magia do papel...adoro uma livraria. E a magia da leitura eu procuro sempre estar passando para meus filhos e para meus alunos também. Introduzi um projeto de leitura nas minhas aulas ( sou professora de Matemática e de Física), os alunos não têm contato com a leitura, leciono em uma escola carente em todos os sentidos e definitivamente, leitura não é o primeiro item da listinha deles... achei que não ia dar muito certo, nossa estou muito feliz de estar vendo o empenho deles de estar procurando o livro para o inicio do projeto ( dia 19/04) percebi que foram buscar nas famílias estão adentrando no mundo da imaginação conhecendo o funcionamento e o mecanismos das bibliotecas, isso para mim é o mais importante. Confesso que estou ansiosa para ver como será a leitura na sala de aula, os ver nascendo para esse mundo, para esse despertar...depois eu conto

Nossa proposta

Esse blog fez parte do trabalho da turma 22 do curso Leitura e Escrita no Contexto Digital - 2012 oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo aos professores da rede pública de ensino e teve por objetivo discutir a leitura e a escrita em uma era onde a internet faz parte do cotidiano de muita gente, principalmente dos nossos alunos. Como trabalhar essa evolução? E o papel do professor diante de um sistema que induz ao fim do educador dentro sala de aula deve ser revisto, analisado e adaptado a realidade de que não somos mais a única fonte de informação e formação para esses alunos. Discutimos também como a leitura é importante para o letramento do meu aluno, que experiência leitora ficará? Quem deve se responsabilizar por implementar o gosto e a curiosidade pela leitura, somente o professor de Língua Portuguesa ou a responsabilidade é de todos nós professores? Quem nunca teve lindas e até mesmo frustrantes experiências com a leitura? Qual a sua história? Que livros foram importantes ou irrelevantes? E que pessoas lhes inspiraram a entrar nesse mar de letras? Deixe seu relato de experiência, vai ser muito rico conhecer um pouquinho da sua vida leitora.
Eu adoro ler e estimulo meus alunos à leitura sempre que posso, todo bimestre tenho o projeto do "momento da leitura", todos gostam muito e se empolgam bastante. Acho mágico poder adentrar com eles no universo da leitura, mostrar como é uma biblioteca e quão maravilhoso é uma livraria... Quem não sabe ler não sabe escrever, não está letrado, não ingressa na sociedade... Assim com o blog estou abrindo as portas para a leitura, você quer entrar?