Um relato de minhas experiências foi quando comecei a lecionar em uma escola de tempo integral onde a maioria dos alunos eram alunos carentes e que vinham de um assentamento, eram alunos com muitos problemas extra classe e os estudos eram a ultima coisa que estavam almejando...vinham de famílias desestruturadas e muitas vezes não tinham um local apropriado para as lições, eram rebeldes e indisciplinados. Entrei nesse meio para lecionar Matemática Experimental e Informática Educacional, foi umas das minhas melhores experiências, pude introduzir atividades de raciocínio lógico, jogos estratégicos e quebra cabeças geométricos, queria trabalhar com eles algo diferente da matemática convencional, fugir um pouco dos algoritmos, poder fazer com que todos tivessem a mesma oportunidade, e foi isso o que aconteceu, eles aprenderam, a ler melhor, por que esse era um meio de se sair bem nas atividades que requeriam habilidades leitoras devido as informações implícitas e explicitas contidas nos problemas. Quem nunca tentou resolver um problema como este?
Sabendo que somente um dos rótulos diz a verdade, deduza em que caixa está o doce:
| |||||
Ou mesmo como este:
Você é capaz de preencher os espaços em branco?
C
|
L
|
M
|
D
|
O
|
F
|
G
|
P
|
Q
|
H
|
A idéia de se aplicar atividades de raciocínio lógico surge quando se sente a necessidade de obter mais concentração, motivação, melhor leitura e interpretação dos alunos, assim também como forma de diversificar as aulas com atividades paralelas às do currículo básico. Fazer com que os alunos vêm a Matemática e as aulas com outros olhos, mais dinâmica, desafiadora e competitiva, Os exercícios de raciocínio lógico estimulam o raciocínio, a leitura, a concentração, e a visão espacial através de problemas matemáticos que podem ser esquematizados de diversas formas, como os mostrados acima. Para alguns alunos, no primeiro momento a atividade pode parecer impossível ou relutarem para fazer, natural, afinal de contas eles precisam exercitar sua capacidade leitora e isso para eles parece ser uma tarefa difícil. No entanto, momentos depois, a classe toda participa, e de dedica, tira dúvidas, se empenham e querem saber logo a resposta e chegar na conclusão. Isso se deve ao fato dessas atividades não requererem conteúdos específicos de Matemática, somente leitura, interpretação e atenção. Os alunos estão acostumados com problemas que necessariamente requerem conteúdos algébricos, uma matemática mecânica, porém pode-se trabalhar com exercícios que apenas utilizam a visão espacial e o raciocínio lógico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário